100% SUS

Unidade Pediátrica da Casa de Saúde é oficialmente reinaugurada

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Pedro Piegas (Diário)/

Depois de mais de um ano com as portas fechadas, a Unidade Pediátrica Pequeno Príncipe, do Hospital Casa de Saúde, foi oficialmente reinaugurada. Na manhã desta sexta-feira, a solenidade realizada no setor reuniu autoridades em saúde de Santa Maria e representantes da Universidade Franciscana (UFN) e da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), que administra a instituição, que é do município.

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de março

A ala pediátrica estava fechada desde dezembro de 2017. Durante esse tempo, foi reformada com o apoio financeiro da UFN. No discurso de reabertura, a diretora da Casa de Saúde, irmã Ubaldina Souza e Silva, destacou o empenho das instituições envolvidas.

Rio Grande do Sul registra crescimento de 146,2% no número de casos de dengue

- Queríamos que a coisa funcionasse. Temos um médico de plantão 24h que vai atender a pediatria e a maternidade. Desde o começo do ano temos os alunos da universidade junto com os médicos, e isso dá aporte para o hospital, de recursos, de melhorias e de assistência. Nós estamos fazendo isso como um grande ato de coragem financeira, pois o hospital não tem recursos para pagar esses plantões, estamos considerando o envolvimento do Ministério Público - disse, referindo-se à Ação Civil Pública ajuizada contra o governo do Estado, cobrando o pagamento da dívida com o hospital.

A reitora da UFN, Irani Rupolo, destacou o serviço 100% gratuito oferecido pela Casa de Saúde e o papel da universidade contribuindo com a educação e conhecimento na área.

- Nós entendemos que a saúde da população começa aqui. A criança bem nascida, bem atendida, será uma criança sadia, um adolescente bem conduzido, um jovem mais saudável e um adulto que necessitará de menos cuidados de saúde. E tudo isso é fundamental para os estudos científicos e acadêmicos - frisou Irani.

RETAGUARDA 

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrisson, a reabertura do serviço é de grande importância não só para a cidade, mas para toda a região, dada a necessidade de leitos de retaguarda, como complemento aos atendimentos de emergência.  

- Uma criança, hoje, quando ela é atendida na UPA ou no PA Infantil, às vezes precisa de uma internação, e ela não tinha onde ser internada, só no Husm, o que sobrecarregava o atendimento infantil lá. Agora temos um pediatra de plantão, atendendo às intercorrências das crianças internadas, dos partos e das que nascem - salientou.

O prefeito Jorge Pozzobom, que também esteve na cerimônia, salientou a parceria dos poderes público e privados para a manutenção de serviços:

- Tenho certeza que com esse time, com esse grupo que está aqui hoje, nós vamos ter uma grande vitória para a cidade. Nosso interesse é atender melhor a população.

ESTRUTURA 

O local possui capacidade para 17 leitos, mas, neste primeiro momento, apenas 11 foram disponibilizados. A unidade terá um pediatra plantonista e outro para os pacientes internados, e receberá atendidos no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato e na UPA que precisam de internação para tratamento de doenças. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Meningite bacteriana pode ser fulminante e deve ser tratada imediatamente Anterior

Meningite bacteriana pode ser fulminante e deve ser tratada imediatamente

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de março Próximo

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de março

Saúde